was successfully added to your cart.
Sleep hacking, você já ouviu falar nesse termo? Basicamente, são práticas do biohacking focadas para potencializar a qualidade do seu sono. Dormir ainda é complicado para você? É comum acordar mais cansada(o) do que quando você foi dormir? Esse guia vai te mostrar como resolver isso e muito mais!

Post Relacionado: Ritual Matinal Para Alta Performance

Dormir, por mais simples que seja para nosso organismo, pode ser mais complicado do que imaginamos e acredito que você também pode, diariamente, estar lutando contra seu sono. Mas o primeiro passo para uma vida saudável e um sono de qualidade, é mudarmos a relação que temos com ele, de inimigo para aliado à saúde, bem estar e alta performance.

Feito isso, toda ciência por trás do biohacking entra para atuar de forma que você controle sua própria biologia, corpo e hormônios para extrair o máximo que uma noite de sono tem para te proporcionar.

Seguindo o que traremos aqui, é bem provável que você precise dormir menos e, ainda assim, acordará renovado e pronto para viver um novo dia no mais alto nível. Falando nisso, serão abordados os seguintes tópicos para maximizar seu sono, performance e vida:

  • Dormir Mais ou Melhor?
  • Por que Dormir?
  • Hacks Básicos e Gratuitos
  • Hacks Avançados
  • Suplementação Para Bom Sono
  • Sono e Alimentação

Então agora pare e reflita como vai seu sono, em termos de quantidade, qualidade, relacionamento com ele e, feito isso, confira todas as dicas para otimizá-lo!

Dormir Mais ou Melhor?

woman sleeping on bed under blankets

Por que é tão importante mudar a relação que temos com o sono? Simples. Passamos 1/3 de toda nossa vida na cama. Isso significa, em média, 26 anos apenas dormindo. Então, o que você tem feito para que esses 26 anos sejam de qualidade? E mais do que isso, que eles contribuam para que os outros anos sejam excepcional?

E aí imagine que, ao invés de 8 horas de sono por noite, você precisasse de apenas 6 horas? Sabe o que isso significa? Você “ganha” 6 anos a mais de vida, ou seja, mais realizações, objetivos alcançados e momentos felizes. Mas como seria isso possível? Acompanhe os hacks que traremos abaixo.

Descobrimos, através de inúmeras pesquisas canadenses e americanas que, quando o assunto é sono, a qualidade importa muito mais do que a quantidade. Então, potencializando seu sono com hacks, suplementos e dicas que traremos aqui, você consegue dormir menos e acordar renovado(a) e pronto(a) para um novo dia.

Por que Dormir?

topless woman lying on bed

Para mudar a relação que você tem com o seu sono, é preciso também entender a sua importância. De modo geral, podemos dizer que o sono tem 3 funções principais para seu organismo:

  1. Ajudar seu cérebro a reter aprendizados
  2. Ajudar seus músculos descansarem e se recuperarem
  3. Limpar as toxinas acumuladas no cérebro

Estudos também comprovaram que, ao dirigir após uma noite mal dormida, seu cérebro funciona de maneira similar ao cérebro de uma pessoa após 4 doses de tequila.

Agora imagine se você dorme pouco, com um sono de baixa qualidade. Provavelmente, suas funções cerebrais serão altamente prejudicadas e você deixará seu corpo estressado e inflamado.

Post Relacionado: 10 Alimentos Anti-Inflamatórios

Certo. Agora você sabe os benefícios e vantagens que um sono de altíssima qualidade vai fornecer para seu corpo e sua mente. O próximo passo então é saber o como desse contexto.

Hacks Básicos e Gratuitos

white and gray bed sheet

Aqui serão apresentadas práticas básicas que você pode começar a fazer hoje mesmo para potencializar sua qualidade de vida. Elas são simples, gratuitas e, ainda assim, tem um enorme efeito.

Cafeína até às 16h

Tente limitar o uso da cafeína e derivados até às 16h pois essa molécula tem um tempo de meia-vida de até 6h, o que pode acabar prejudicando na produção de hormônios do sono.

Post Relacionado: O Guia do Café – Tudo Sobre Essa Bebida

Desligue os Aparelhos

Eletrônicos e sono não combinam bem. Por isso, 1 hora antes de dormir, desligue todos os seus aparelhos eletrônicos e, naturalmente, seu cérebro irá se acalmar e passar a produzir mais hormônios do sono, potencializando sua qualidade.

Aplicativos

A tecnologia não é só nossa inimiga. Você pode usar aplicativos como o F.lux que bloqueiam a luz azul do seu notebook, que por sua vez, excita o cérebro e atrapalha o sono. Perfeito para dias de trabalho e estudo até tarde. Para baixar o F.lux, basta clicar aqui.

Resultado de imagem para sleep cycle appOutro aplicativo perfeito para otimizar o sono é o Sleep Cycle. Ele é um alarme inteligente que, além de monitorar seu sono e a qualidade dele, te acorda no momento perfeito, ou seja, quando você não está num estado de descanso profundo. Assim, você acorda com mais facilidade e menos cansado.

Alimentação

Comidas leves e nutritivas. Teremos o tópico somente para isso devido a tamanha importância e impacto que nossa alimentação tem no sono.

Ambiente

Antes de dormir, se certifique que o quarto está totalmente escuro, como um blackout, isso também ajuda num sono profundo e na produção de hormônios do sono. Outro hack estratégico é deixar seu quarto numa temperatura mais fria, em torno de 20 graus célsius.

Meditação

Se você quiser saber o que é e como meditar, acessa nosso guia clicando aqui. Mas a questão é: ela acalma a mente e nos prepara para o sono. Outra ótima prática para antes de dormir.

Post Relacionado: O Guia da Meditação

Exercício

Como nosso corpo acelera seu metabolismo durante e após a realização de exercícios físicos, tente fazer atividades físicas no máximo até 2h antes de dormir.

Post Relacionado: Exercícios Para Otimizar Seu Corpo

Batidas Binaurais

Para saber mais sobre as batidas binaurais, clica aqui. Mas, basicamente, é um som numa frequência que seta seu cérebro num estado de relaxamento profundo.

Post Relacionado: 7 Dicas de Mindfulness

Leitura

Nada melhor para acalmar a mente do que um bom livro. Para dormir, evite leituras que te forneçam muitos insights, pelo contrário, busque livros com boas histórias. Isso, inclusive, te torna mais criativo.

Hacks Avançados

silhouette on floating man

Todos os hacks acima são gratuitos e super simples de você fazer hoje mesmo para ganhar uma noite de sono incrível. Aqui, traremos os hacks mais avançados que existem hoje na ciência do sono.

Podemos dizer que hacks avançados, além de implicar um custo financeiro, são para quem realmente busca masterizar a arte de dormir e está realmente buscando otimizar sua vida como um todo. Então são eles:

Óculos

Já falamos como a luz azul, de eletrônicos e iluminações, prejudicam a qualidade do sono. Esses óculos  simplesmente bloqueiam todos os raios de luz azul, fazendo com que nossa visão interprete apenas as luzes vermelhas. Isso é eficaz porque, para o nosso cérebro, estar no escuro ou apenas com estímulos da luz vermelha, é a mesma coisa. Ele interpreta de maneira idêntica.

Óleos Essenciais

Existem alguns óleos essenciais – lavanda é um deles – que possuem ação calmante no nosso organismo, então também são uma boa pedida para cair no sono. Mas, para usar os óleos, é preciso ter um difusor assim como esse.

Suplementação Para um Bom Sono

medication capsule lot

Não. A ideia aqui não é incentivar qualquer tipo de medicamento – antialérgico ou anti depressivo – para ajudar a dormir. Inclusive, em hipótese alguma considere esse tipo de droga para este uso. Mas sim, existem alguns aminoácidos e vitaminas que são essenciais para setar um sono em estado profundo e de qualidade. Estes são:

  • Gaba: Calmante natural com efeito relaxante
  • L-theanina: Reduz tensão e ansiedade
  • Melatonina: Hormônio natural para sono profundo
  • Magnésio: Nutriente essencial para o sono
  • 5-HTP: Estimula a produção de melatonina

Você precisa tomar todos estes para ter um sono profundo e de qualidade? De forma alguma. Mas caso queira, tem algum problema tomar todos esses juntos? Também, de forma alguma.

O que é preciso é você entender sua individualidade biológica e saber o que funciona ou não com o seu corpo, até encontrar o melhor caminho e resultado, além de claro, o que também está ao seu alcance.

Alimentação e Sono

person holding coconut husks

Você é o que come mas isso não é novidade pra você. O que talvez seja uma novidade é que seu sono também é o que você come. Nossa alimentação pode influenciar diretamente ao você dormir, tanto de forma negativa quanto positiva. Por isso, aqui estão algumas dicas incríveis:

  • A noite, busque refeições com carnes brancas e legumes

Post Relacionado: O Guia da Dieta Cetogênica

  • Antes de dormir, consuma 1 colher de sopa de óleo de coco para otimizar funções cerebrais durante seu sono
  • De estômago vazio, consuma 1 colher de chá de mel cru para ajudar na indução do sono
  • Testes chás que ajudam ao relaxamento físico e mental como o de camomila ou valeriana

Conclusão

Podem ser muitos hacks e dicas para uma coisa tão simples como dormir. Mas não esqueça, você está cuidando de 20 anos de sua vida e, ao mesmo tempo, ganhando mais 6. Lembre-se: aos poucos que se conquista a maestria. Por isso, inicie todos os processos aqui trazidos devagar, vendo o que funciona ou não para você, masterizando ao longo do caminho e mudando a relação com o sono na sua vida.

caffeine

Author caffeine

More posts by caffeine

Leave a Reply