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Você se sente cansado o dia todo mesmo após tomar café?
Já teve a sensação de acordar mais cansado ainda depois de um cochilo?

Te apresento o coffee nap: um simples conceito que pode aumentar sua atenção, foco e produtividade!

sprudgewire

O termo em inglês une as palavras coffee, que significa café e nap, cochilo. Em tradução livre, seria o “cochilo cafeinado”. Toma-se o café e logo em seguida se tira um cochilo de 20 minutos. Isso resulta em mais foco e energia do que o café ou o cochilo sozinhos! [1]

Como isso é possível? Primeiramente, é preciso saber que estamos falando do power nap, o cochilo rápido que possui duração entre 10 a 20 minutos. Com essa duração, o organismo descansa, mas não entra no sono profundo. Evita-se a “ressaca do sono” [2], a sensação de se estar grogue mesmo após dormir. Diversos estudos já comprovaram a eficácia do power nap para ampliar o estado de alerta. [3]

Da mesma forma, sabe-se que a cafeína é antagonista dos receptores “AR” no cérebro, e as moléculas de adenosina são ativadoras do mesmo neurotransmissor. Essa ativação sinaliza o cansaço para nosso cérebro. Assim, a cafeína amplia o estado de alerta ao se ligarem aos receptores “AR” e impedirem a ligação de adenosina nos mesmos. [4]

Cientistas estudaram o tempo de resposta em 12 pessoas sonolentas divididas em 4 grupos, com tempo de deprivação de sono similar: quem ingeriu somente café, quem somente realizou um power nap, quem realizou um coffee nap e quem somente tomou café descafeinado. Ao fim da pesquisa, percebeu-se que o coffee nap colaborou significativamente mais em relação a quaisquer dos outros 3 grupos, sendo tanto o café quanto o cochilo mais efetivos que o café descafeinado. [1]

Isso acontece porque o power nap de 20 minutos amplifica a efetividade da cafeína no cérebro: ao termos esse pequeno descanso, as moléculas de adenosina (responsáveis pela sensação de cansaço, lembra?) desprendem-se dos receptores, dando espaço para a cafeína se ligar e permitir um estado de alerta de alta performance. Além disso, a cafeína demora para fazer efeito: o tempo do cochilo se sincroniza com o início do efeito do café. [5]

coffee&health

Quer experimentar? Então aqui vai um passo-a-passo pra você tirar um coffee nap e aumentar seu estado de alerta com esse hack incrível:

Como fazer um coffee nap

1.     Prepare seu SuperCoffee.

2.     Tome o seu SuperCoffee num curto espaço de tempo (no máximo 5 minutos). Isso é essencial para uma maior efetividade da técnica.

3.     Assim que terminar o SuperCoffee, programe um alarme para 20 minutos e deite-se. Você deve apenas relaxar o máximo que conseguir, sem se preocupar em dormir profundamente. Afinal, esse não é o objetivo do coffee nap.

4.     Assim que o alarme tocar, levante. Não prolongue o tempo de cochilo, mesmo que estiver muito cansado. Em pouco tempo o SuperCoffee fará efeito, você sentirá uma energia incrível e estará pronto para a alta performance!

 

Fontes

[1] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9401427

 

[2] https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1365-2869.2008.00718.x

 

[3] https://web.archive.org/web/20120419073208/http://human-factors.arc.nasa.gov/zteam/fcp/pubs/jsr.art.html

https://doi.org/10.1111%2Fj.1365-2869.2008.00622.x

http://www.sciencealert.com/napping-may-be-able-to-reverse-the-damage-of-sleep-deprivation

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16796222

https://doi.org/10.1016%2Fj.actaastro.2006.09.022

[4] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20164566

[5] http://dx.doi.org/10.1016/j.pnpbp.2008.07.005

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