was successfully added to your cart.

Quer você se considere religioso ou espiritual, vale a pena aprender a controlar seu cérebro para alcançar esses estados de maior desempenho e alta performance. A questão é: como você chega lá? Aqui está um guia prático para acessar estados de expansão de consciência e discutir seus inúmeros benefícios – como redução de ansiedade e maior clareza mental. Esse é o poder da meditação.

Dessa forma, é importante falar que meditação e religião são coisas totalmente diferentes. Por exemplo, você pode ser ateu e um expert na arte de meditar. Assim como o contrário, não há problema algum ser católico, por exemplo, e praticar constantemente a meditação. O que deve ser discutido é: como esse ato te ajuda a ver o mundo de uma forma mais clara, além de melhorar sua performance – física e mental – de forma absurda.

Post Relacionado: 7 Dicas de Mindfulness

Neste guia de meditação, falaremos dos seguintes tópicos:

  • O Que é Meditação
  • Benefícios da Meditação
  • Tipos de Meditação
  • Como Meditar
  • Aplicativos de Meditação
  • Playlist de Meditação

Se você já está convencido do quão importante é a meditação, pode simplesmente pular para parte de Tipos de Meditação. Mas se não, leia o artigo desde o início para se surpreender como uma “simples” prática pode mudar a sua vida. De qualquer forma, uma coisa é garantida: você sairá daqui mestre na arte de meditar.

 

Afinal, O Que É Meditação?

Meditação, a prática de focar sua atenção na respiração, num ponto fixo ou numa frase (chamada de mantra), ajuda a eliminar pensamentos estressantes e perturbadores, para que você possa estar presente, mais calmo(a) e mais consciente de seu ambiente. Deste lugar de clareza, você se conecta mais facilmente ao presente, em vez de se concentrar no passado ou se preocupar com o futuro. A partir de diferentes estudos, esse tipo de prática de atenção plena demonstrou aumentar a felicidade ao reduzir o pensamento negativo.

A meditação é a maneira mais acessível de silenciar sua mente. É grátis e você pode fazer isso em qualquer lugar, a qualquer hora. Você pode meditar agora mesmo. Você não precisa ir a uma igreja ou a um templo específico. Você não precisa meditar exatamente da maneira que alguém o ensinou a fazê-lo também. A meditação permite que você toque em um estado de quietude interior que você pode manter com você durante todo o dia.

Não surpreende, portanto, que a meditação aumente a criatividade, limita o estresse e a ansiedade, e aumenta a felicidade duradoura – mas falaremos sobre seus benefícios depois. Quando você acessa a calma interior, você se torna menos reativo. A negatividade da sua própria mente diminui. Você anda com uma fonte interna de felicidade e relaxamento que o mundo exterior não pode tocar. O efeito fortalece ainda mais com a prática regular.

Benefícios da Meditação

A silhouette man outstretches his arms looking over a valley of fog in Chaing Mai as the sunrise-or-sunset turns the sky orange

Os benefícios da meditação são infinitos, pois existem quase 3.000 estudos demonstrando seus poderosos efeitos sobre a mente e o corpo. Aqui estão algumas das descobertas mais intrigantes destes estudos sobre o que a meditação pode fazer por você:

  • Reduzir a ansiedade
  • Tratar a depressão
  • Aumentar a concentração
  • Melhorar a atenção aos detalhes sob estresse
  • Aumentar o a resistência para dor
  • Recuperar memórias
  • Promover a criatividade

Separamos esses como os principais benefícios, mas, acredite, ainda podemos citar a diminuição da pressão arterial, melhora do equilíbrio emocional e combate à inflamações como outros.

Então, agora que você já entende o que é a meditação, assim como seu poder de cura do corpo e mente, é essencial entender os tipos de meditação. Desta forma, você encontra a que melhor encaixa com você, para aí, partir para ação.

 

Tipos de Meditação

Existem vários tipos de meditação, e a maioria tem em comum os seguintes elementos: um espaço silencioso, uma postura confortável, um foco de atenção e uma atitude aberta e sem julgamento, para prática e para si mesmo também. Todos eles fornecem benefícios semelhantes – o mais importante é manter a consistência e desenvolver uma rotina. Por exemplo, traçar objetivos quanto ao número de meditações e suas durações. Comece com 1 vez ao dia por 5 minutos e, quando se sentir pronto(a), aumente gradualmente a duração e a frequência, até você se tornar expert nesta arte.

Então, de modo geral, esses são os tipos de meditação existentes e que você pode praticar:

  • Na meditação mindfulness – ou atenção plena – o praticante aumenta deliberadamente sua consciência do que está acontecendo no momento, dando total atenção aos pensamentos, sentimentos e sensações físicas, e permitindo que eles existam sem julgamento. Dessa maneira, o praticante aprofunda sua capacidade de observar a vida – incluindo situações difíceis ou dolorosas – com calma e aceitação.

Post Relacionado: 7 Dicas de Mindfulness

  • A meditação transcendental é um tipo de meditação com um mantra, na qual você repete uma palavra, som ou frase tranquilizadora (o yogi “om” é um exemplo) para deslocar pensamentos que distraem. Na meditação transcendental, a mente fica tão fixada no mantra que cede todo esforço à concentração, e o relaxamento profundo se segue.

  • A prática chinesa de qigong fornece pistas visuais, como imaginar a luz viajando para uma parte do corpo, e pode acoplar essas imagens a movimentos correspondentes.
  • A maioria das linhagens de yoga enfatiza os aspectos meditativos da prática, instruindo o iogue (praticante) a se concentrar na respiração e a vincular as posturas físicas com o fluxo de inalação e exalação. Baseado nos Yoga Sutras, o objetivo final da prática física é ser “ainda a mente” para meditar sem distração, ligando mente e corpo para o máximo benefício.

Recomendamos que você teste todos estes tipos, ou até combine-os. Desta forma, você consegue encontrar o que melhor serve para você. Mas não se preocupe, qualquer uma das práticas acima fornecerá os mesmos benefícios dos quais citamos anteriormente. Então, uma vez que já se tem domínio das possibilidades e formas de meditar, é preciso partir para ação, com estratégias para garantir que você desfrute de todos benefícios desta arte.

Post Relacionado: Passo a Passo da Rotina Matinal Para Alta Performance

 

Como Meditar

Aqui estão 3 formas simples de você começar hoje mesmo a meditar:

  • Observação: Sente-se em um lugar calmo, feche os olhos, afaste-se de sua mente e observe seus pensamentos. Não os julgue ou os persiga; simplesmente deixe-os entrar e sair, enquanto você assiste de uma perspectiva externa.

  • Silêncio: Sente-se, feche os olhos e ouça o silêncio ao seu redor. Se por um acaso o ambiente ficar barulhento, você também pode se concentrar em seus sons, isso também é uma forma de mindfulness (atenção plena).

  • Respiração: Sente-se, feche os olhos e inale profundamente a barriga, depois expire lentamente. Concentre-se na sensação de sua respiração enchendo seu corpo e depois esvaziando-se. Todo o foco vai para o movimento que a respiração gera em seu corpo.

Como você pode ter percebido, essas três maneiras são complementares, ou seja, você pode começar tentando apenas uma mas, com o tempo, combinando-as sem problema algum. Além disso, uma música ou som relaxante podem ser adicionados com o intuito de melhor os efeitos e o relaxamento, mas falaremos disso mais adiante.

Potencializando a Meditação: Mais Resultado em Menos Tempo

Naturalmente, é preciso muito tempo e esforço para se sentar em silêncio e acalmar sua mente diariamente, já que você está literalmente construindo novos “músculos” em seu cérebro e, assim como o levantamento de peso, você provavelmente não está fazendo com forma adequada. Além disso, você pode querer resultados mais rápidos, o que é totalmente compreensível.

Então, se você quiser ainda mais resultados em menos tempo, eu recomendo estes recursos dependendo da quantidade de tempo ou dinheiro disponível para investir neles:

  • Arte de Viver: Cursos ou pranayama de um bom professor de yoga: estes são muito baratos ou gratuitos, bem como mais eficazes do que a meditação sem um guia.
  • Sons: Uso estratégico de frequências sonoras, músicas ou meditações de mindfulness guiadas para potencializar a profundidade da meditação.

Tente essas maneiras, ou use sua própria técnica – faça o que lhe der uma sensação de calma interior. Quando você notar sua mente vagando, simplesmente retorne à sua meditação. Como já aconselhamos, comece meditando por 5 minutos todos os dias. Lembre: consistência é mais importante do que meditar por um longo tempo.

Aplicativos de Meditação

apps, device, digital

Esse talvez seja um dos hacks mais poderosos para quem está começando ou quer potencializar a meditação: aplicativos! A maioria deles possuem meditações guiadas e personalizadas. Por exemplo, para melhorar foco no trabalho, ou aumentar auto-estima, melhorar depressão e assim vai. As possibilidades são amplas.

Post Relacionado: Biohacking – O Guia Definitivo 

Foi por isso que estudamos dezenas de aplicativos para chegar aos 4 melhores e trazer para você suas características, benefícios e usabilidade. Aqui estão eles, em escala decrescente – do melhor para o pior:

1. Headspace

Imagem relacionada

Sem dúvidas esse é o melhor aplicativo de meditação disponível nos dias de hoje. Começando pelos seus pacotes personalizados – com 10, 20 ou 30 sessões de meditação – ou seja, você pode escolher uma meditação específica para o momento de sua vida ou pelo que é desejado melhorar na mente. São mais de 50 pacotes específicos, divididos nos seguintes temas: Básico, Saúde, Raiva, Felicidade, Trabalho, Estudante, Esportes e Profissional .

Além disso, o aplicativo também tem a versão de Singles, o que significa sessões de meditações únicas que sempre estarão ali quando for preciso. Geralmente são indicados para você fazer durante o dia em atividades como cozinhar, andar, tirar um intervalo, etc. Esses Singles estão alocados da seguinte maneira: Esporte, Viagem, Andando, SOS (Quando você estiver com alto nível de estresse), Acordando, Dormir, Relaxar, Dia Difícil, Em Casa, No Trabalho, Momentos Ansiosos e Cozinhando/Comendo.

O mais legal do Headspace é que existe uma espécie de gamificação no aplicativo, onde você ganha prêmios, troféus, bate seus próprios recordes e acredite, isso ajuda muito a manter a consistência. Mas nem tudo são maravilhas. Além dos áudios guiados serem em inglês, o aplicativo possui um problema que é seu preço, equivalente a quase R$50,00/mês.

Então, para saber mais sobre esse aplicativo incrível, basta clicar aqui.

 

2. Calm

Resultado de imagem para calm app images

Nomeado como aplicativo do ano pela Apple em 2017, o Calm possui uma interface bem diferente do Headspace mas funções similares. O aplicativo também tem pacotes com várias sessões e um intuito como melhorar sono, ansiedade, estresse, relacionamentos, etc.

Outra função interessante dele é a de sons funcionais de acordo com a atividade que você for realizar – dormir, estudar, trabalhar, meditar, etc. Seu preço também é abaixo do Headspace, correspondendo a R$20,00/mês, também tendo seus áudios em inglês.

Para saber mais sobre, basta clicar aqui.

 

3. Vivo Meditação

Resultado de imagem para vivo meditação

O melhor aplicativo de meditação em português disponível atualmente. Ele provavelmente se baseou nos citados anteriormente. Isso significa que também existem pacotes – com diversas sessões – e meditações específicas para momentos.

Também é prática, funcional e bastante completo. Além de grande vantagem de ser em português, o aplicativo também é o mais barato, sendo R$14,90/mês.

Para saber mais sobre, basta clicar aqui.

 

Playlist de Meditação

A blurry shot of a woman in sneakers reclining with her foot on a vintage sound system

Apesar deles potencializarem os efeitos e benefícios, você não necessariamente precisa de um aplicativo de meditação para realizá-la, principalmente por serem pagos. Por isso, nós separamos duas playlists que com certeza te ajudarão a entrar no flow de meditação.

Post Relacionado: O Guia Definitivo do Biohacking

Então agora é com você! Bota elas para tocarem, tente os exercícios que comentamos no tópico sobre Como Meditar e passe a desfrutar de todos os seus benefícios. Por último, lembre-se sempre: Comece aos poucos e, gradativamente, vá se tornando um expert nisso.

Qualquer dúvida sobre esse ou qualquer assunto sobre alta performance, basta deixar seu comentário abaixo. Além disso, caso você queira saber ainda mais sobre esse universo da alta performance e lifestyle otimizado, basta clicar aqui para descobrir hacks, receitas e conteúdos exclusivos.

caffeine

Author caffeine

More posts by caffeine

Leave a Reply