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O jejum intermitente não é um conceito novo. Durante séculos, as pessoas restringiram temporariamente a ingestão de alimentos por motivos religiosos. Nos últimos anos, o jejum intermitente – quando você não come de 16 a 48 horas – ganhou força por seus incríveis efeitos sobre doenças, envelhecimento e principalmente emagrecimento. Esses são os tópicos sobre jejum que abordaremos aqui:
  • O Que é Jejum Intermitente
  • Vantagens e Benefícios do Jejum
  • Jejum Intermitente e Perda de Peso
  • Jejum Intermitente e o Cérebro
  • Jejum Intermitente Ajuda na Longevidade
  • Como Fazer o Jejum Intermitente
  • O Método Caffeine Army de Jejum Intermitente
  • Como Potencializar o Jejum Intermitente
  • Cuidados Para o Jejum Intermitente
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O Que é Jejum Intermitente?

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Jejum intermitente é o processo de entrar e sair de períodos de comer e não comer. Diante disso, existem diferentes métodos de jejum intermitentes. Uma dieta em jejum, chamada de 5: 2, permite que você coma normalmente cinco dias por semana. Os outros dois dias são chamados dias de jejum, onde você consome apenas 500-600 calorias. Outro estilo de jejum intermitente restringe todos os alimentos por 24 horas, uma ou duas vezes por semana.

Ainda trataremos sobre as diversas formas de se fazer o jejum. Por mais que possa soar estranho essa prática, seus benefícios são vários e, independente do seu principal objetivo de corpo e mente, é certo que ele irá te ajudar a alcançar.

Benefícios do Jejum Intermitente

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Privar seu corpo de comida traz enormes benefícios físicos e mentais. Faz sentido do ponto de vista evolutivo. Durante a maior parte da história, os humanos não comiam três refeições por dia, além dos lanches. Em vez disso, os seres humanos evoluíram em situações em que não havia muita comida e aprenderam a prosperar quando jejuavam.

Hoje em dia, não precisamos mais caçar, passamos a maior parte dos nossos dias na frente dos computadores e comemos sempre que queremos, mesmo que nossos corpos não estejam adaptados a esse comportamento.

Pesquisas mostram que mudar para uma dieta que tenha como prática o jejum intermitente expande seus limites e aumenta seu desempenho de diversas maneiras, tanto no sentido cognitivo e mental, quanto no físico. Dito isso, aqui estão apenas alguns dos seus benefícios:

  • Acelera queima de gordura
  • Aumenta energia
  • Promove a reparação celular e a autofagia (quando o corpo consome células envelhecidas para produzir novas partes)
  • Reduz a resistência à insulina e protege contra o diabetes tipo 2
  • Diminui o colesterol ruim (LDL)
  • Promove longevidade (Falaremos mais sobre isso)
  • Otimiza e potencializa funções cognitivas e memória

Jejum Intermitente e Perda de Peso

woman stretching sitting on bed inside bedroom

Se você quer perder gordura, o jejum intermitente é o caminho a seguir. O jejum drena seu corpo das reservas de glicose, sua principal fonte de energia dos alimentos. Sem glicose, você passa a queimar gordura como combustível em um processo chamado cetose.

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Um estudo descobriu que adultos obesos que seguiam o método de jejum de dias alternados (quando você consome 25% de suas calorias diárias em um dia e depois come normalmente no dia seguinte) perderam cerca de 13kg em um período de oito semanas.

Por isso, vale reafirmar que essa é uma das práticas mais poderosas para a perda de peso e aceleração da queima de gordura. Pode parecer difícil ao primeiro contato com este conceito, mas aqui será abordado todo passo a passo e formas de você conseguir realizar sem sofrimento.

Jejum Intermitente e o Cérebro

Person Holding String Lights Photo

Conforme você envelhece, há menos fluxo sanguíneo para o cérebro, seus neurônios encolhem e o volume do seu cérebro diminui. O jejum intermitente pode melhorar a saúde do cérebro das seguintes maneiras:

  • Reduz o risco de doenças: o jejum intermitente pode reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
  • Protege os neurônios e promove a autofagia: O jejum intermitente também ajuda o cérebro protegendo as células nervosas da degeneração. Também pode acelerar a autofagia em seus neurônios – o processo que seu corpo sofre para limpar as células danificadas e gerar novas células.
  • Melhora a memória: O jejum intermitente melhora o aprendizado e a memória, outra medida de proteção contra doenças neurodegenerativas graves.

Jejum Intermitente Ajuda na Longevidade

Man Doing Boxing

Estudos mostram que o jejum intermitente pode proteger contra o câncer, diabetes e doenças cardíacas, ajudando você a viver mais tempo.

Além disso, ele também mantém as células mais resilientes pois retarda o envelhecimento das mitocôndrias, responsáveis por gerar energia celular em todo nosso corpo. Caso você se interesse pelo tema, aqui está outra prática para combater o envelhecimento e otimizar a energia do seu corpo e de sua mente.

Como Fazer o Jejum Intermitente

Shallow Focus of Clear Hourglass

Agora que você tem consciência sobre o poder dessa – relativamente – simples prática, vamos ao que importa: o passo a passo para você começá-la hoje mesmo. Lembre que, como citamos no início, existem diversos métodos para o jejum, e aqui traremos todos eles para que você encontre o que mais se adeque ao seu corpo e à sua rotina. Você também pode testar os diferentes métodos até achar um que melhor se adapte.

PS: O tópico seguinte será referente ao método Caffeine Army de realizar o jejum intermitente. Esse é um dos métodos mais eficazes em termos de benefícios e ainda faz com que você não precise passar fome ao realizar o jejum. Logo, também é o mais indicado.

Jejum 16/8: Ganhos enxutos

A ideia aqui é jejuar no mínimo entre 12 a 16 horas e se alimentar nas janelas de horas remanescentes.
Conforme for ganhando prática, é possível aumentar as horas mínimas de jejum e diminuir as janelas de
alimentação. Aqui estão três formas práticas de aplicar este método:

  1. Pular o café da manhã e se alimentar das 12h às 20h. Esse método não traz dificuldades e pode ser praticado quase que diariamente.
  2. Jejuar de manhã e à noite e concentrar as horas de alimentação no meio do dia.
  3. Tomar café da manhã, almoçar e depois começar o jejum. Funciona muito bem sobretudo para quem costuma dormir cedo.

Jejum “Eat, Stop, Eat”

Neste método a ideia é fazer um jejum de 24 horas uma ou duas vezes por semana. Para isso, recomendamos que você faça o jejum após uma boa refeição nutritiva, almoço ou janta e coma novamente somente no mesmo horário do dia seguinte.

Jejum em Dias Alternados

Prática de comer um dia sim e outro não. Nessa prática, o jejum pode atingir até 36 horas. Aqui está o protocolo para realizar este método de jejum intermitente:

  1. No 1º  dia faça o jejum após uma boa refeição nutritiva, almoço ou janta.
  2. Fique em jejum por todo o 2º dia
  3. Volte a comer no 3º dia, no horário que preferir

O Método Caffeine Army de Jejum Intermitente

supercoffee

O jejum oficial é apenas com água, café ou chás, obviamente sem qualquer adoçante. Mas o mais potente mesmo é apenas com água, muita água. Porém, aí existe um problema, e dos grandes.

A maioria das pessoas não consegue desfrutar dos – inúmeros – benefícios do jejum, por conta da fome e desconforto que este traz. Foi justamente por isso que nós da Caffeine Army desenvolvemos uma abordagem diferenciada ao jejum, na qual você obtém os mesmos benefícios, sem precisar se sentir faminto o tempo inteiro.

O protocolo que criamos envolve a ingestão do café, aliado a gorduras de altíssima qualidade, tomando o Super Coffee pela manhã. Este, por conter apenas gorduras, não causa pico de insulina e automaticamente não te tira de um estado de foco e clareza, pelo contrário, ele é responsável por ser a ignição desses.

Por isso, aqui está o passo a passo do método mais eficaz do jejum intermitente:

Passo 1: Jante as 20h

Passo 2: Consuma o Super Coffee sozinho como café da manhã. Caso sinta fome, você pode tomar outro sem problemas nem interferência no jejum às 14h.

Passo 3: Faça um pequeno almoço apenas com gorduras boas e proteínas de qualidade, sem a presença de qualquer carboidrato.

Passo 4: Tente não lanchar entre as refeições. Volte a comer apenas às 20h, desta vez, podendo ter a presença de carboidratos – de baixo índice glicêmico.

Como Potencializar o Jejum

supercoffee

Os métodos tradicionais de jejum intermitente geralmente, te deixam com fome e irritado(a). Não é isso que você precisa no seu dia, especialmente se você tem um emprego e precisa trabalhar. Mas existem alguns hacks para isso:

Consuma o SuperCoffee: O método Caffeine Army para o jejum intermitente usa o SuperCoffee, te ajudando a alcançar um estado de cetose  – quando  seu corpo queima gordura na ausência de carboidratos. Neste modo, você se sente mais alerta e menos faminto, então você pode aguentar o jejum.

Corte carboidratos: Outra maneira de melhorar seus resultados, especialmente quando se trata de perda de peso é limitando a quantidade de carboidratos em sua dieta. Se você ingerir muitos carboidratos quando não estiver em jejum, seu corpo armazenará glicose como glicogênio, ou seja, levará muito mais tempo para o seu corpo mudar para cetose, ou modo de queima de gordura, quando estiver jejuando.

Cuidados Para o Jejum

People in Front of Macbook Pro

Aqui estão alguns dos cuidados que você precisa ter em mente ao realizar a prática do jejum:

  1. O jejum é uma prática voltada para adultos saudáveis. Não é recomendada para diabéticos em uso de insulina ou outros medicamentos, ou ainda para pessoas em tratamento com determinados tipos de medicamento. Procure um bom médico para te acompanhar e para chegar no patamar de saúde que você deseja ou precisa para iniciar a prática do jejum.
  2. Quando iniciar o jejum, ingira muita água e mantenha a hidratação constantemente.
  3. Beba café ou chás sem açúcar, ou ingira suplementos que contenham cafeína na composição. A cafeína inibe o apetite e pode ajudar a tornar a experiência do jejum mais fácil.
  4. O jejum não é indicado em casos de insônia, fadiga crônica, fadiga adrenal, em períodos de não superação do stress e de desequilíbrio hormonal.
  5. Para mulheres em período de amamentação ou que estejam querendo engravidar, o jejum também não é recomendado. Mulheres devem observar como o jejum vai repercutir em seu período pré-menstrual. As alterações hormonais desse período podem trazer mais incômodo e dificuldade para a prática.
  6. Durante e após o período menstrual, o jejum também deve ser observado ou até mesmo evitado. Nesses momentos, o organismo exige um nutrição reforçada para manter o equilíbrio e a performance.

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