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Os hormônios são essenciais para a nossa vida e afetam tudo o que você faz – como você se sente, como você se tornará quando adulto, se procura ou não um segundo docinho, quão bem você controla suas emoções… A lista é imensa.

Os hormônios são os mensageiros químicos que colocam suas células em ação. Pense nos hormônios como os garçons que escrevem pedidos para a cozinha e suas células como o pessoal da cozinha que atende a essas ordens. Os hormônios dizem às células o que fazer e como fazê-lo.

O número total de hormônios que você tem não é claro – alguns das substâncias químicos do seu corpo são difíceis de classificar. Os cientistas dizem que você tem entre 48 e 59 receptores de hormônios, que são os interruptores “on” que informam às células o que fazer,[1] e o número provavelmente continuará mudando à medida que os pesquisadores aprendem mais sobre o que seus produtos químicos fazem.

Continue lendo para saber mais sobre alguns dos hormônios mais importantes que geralmente ficam desalinhados e o que você pode fazer para redefini-los.

Hormônio relacionados à fome, ansiedade e metabolismo

Durante décadas, as pessoas que faziam dieta acreditavam que eles estavam em desacordo com calorias. Isso é apenas parte da história. Fome, saciedade (como você se sente cheio após uma refeição) e hormônios do metabolismo têm um impacto muito maior sobre se você vai ou não perder peso, manter ou engordar.

Leptina

Você tem um hormônio chamado leptina que sinaliza para você parar de comer.[2] A leptina liga-se a proteínas na corrente sanguínea para dizer ao seu cérebro o quanto você comeu e se você tem nutrientes suficientes para parar de comer por enquanto.

A leptina também regula o seu metabolismo e diz ao seu corpo quanta energia gastar (ou seja, quantas calorias queimar). [3] Se você já comeu o suficiente e seu hormônio leptina está funcionando corretamente, ele diz à sua tireoide para produzir muitos hormônios tireoidianos e aumentar o seu metabolismo. Essa é uma ótima notícia para seus níveis de energia.

Se você está morrendo de fome ou sua leptina não está funcionando (devido à resistência à leptina), ele vai dizer a sua tireóide para colocar os freios na produção dos hormônio da tireóide. Isso faz você economizar energia, mas você está cansado, é difícil pensar, e você armazena essas calorias como gordura em vez de queimá-las.

A chave é ter sensibilidade adequada à leptina, e você pode controlar isso comendo os tipos certos de alimentos. Aprenda a redefinir sua leptina com dieta.

Grelina, o hormônio da fome

A grelina é o seu “hormônio da fome”, o hormônio que o estômago e os intestinos liberam quando é hora de comer. Os pesquisadores descobriram que injeções de grelina levaram as pessoas a comer 28% a mais. [4]

Para manter seus níveis de grelina estáveis, certifique-se de manter os carboidratos baixos e obter proteínas e fibras vegetais suficientes. Aqui está o que você precisa saber sobre a grelina .

Colecistoquinina (CCK), o hormônio da saciedade

Seus intestinos liberam um hormônio chamado colecistocinina (CCK) depois que você come, que é outro hormônio que diz ao seu corpo que você está cheio. Pesquisadores descobriram que injetar em pessoas o CCK fez com que elas comessem menos. [5]

Logo depois de perder uma quantidade substancial de peso, seus intestinos secretam menos CCK. Então, você se sente menos cheio depois das refeições, mesmo se você comeu a mesma quantidade antes de perder peso. É assim que nascem os desejos e as compulsões. Estar em cetose age com o CCK para evitar excessos. Se você não quiser ir à íntegra e saber mais sobre dieta cetogênica, ter um café da manhã com pouco carboidrato e alto teor de gordura pode ajudar a manter os desejos longe o dia todo. [6]

Insulina

Quando você ingere comida, seu pâncreas começa a produzir o hormônio insulina para ajudar suas células a receber combustível. Quando você come, seu corpo quebra carboidratos em glicose ou açúcar. A glicose entra em sua corrente sanguínea e nas células para reabastecê-las. A insulina é o hormônio que ajuda a glicose a entrar nas células. A glicose que suas células não usam fica armazenada nos músculos e no fígado como glicogênio, e uma vez que estão em sobra, você começa a armazená-la como gordura, daí surgem algumas complicações como: esteatose hepática, alguns tipos de hepatite e desregulação nos níveis de triglicerídeos que provocam uma desregulação nos níveis de colesterol o que pode causar doenças cardiovasculares.

Quando a produção de insulina e a sensibilidade à insulina funcionam bem, suas células obtêm a energia de que precisam e você não armazena gordura. Se você entrar em um estado de resistência à insulina, ou seja, suas células não receberem o sinal para aceitar a glicose, ela permanecerá na corrente sanguínea e seu corpo a armazenará como gordura. Este artigo tem tudo o que você precisa saber sobre resistência à insulina e como reverter isso.

Hormônios tireoidianos (T3, T4)

Sua glândula tireoide produz hormônios que regulam:

  • Quão rápido você queima energia
  • Frequência cardíaca
  • Digestão
  • Saúde reprodutiva e desejo sexual

Quando os hormônios da tireóide estão desligados, você sente isso. Já o excesso de hormônios tireoidianos pode causar coração acelerado, ansiedade, tremores nas mãos, sudorese, sensação de calor e muito mais. Não o suficiente levará a pressão arterial baixa, fadiga, fraqueza, inchaço e muito mais.

Hormônios sexuais: estrogênio, progesterona, testosterona

Estrogênio

Os estrogênios incluem estriol, estradiol e estrona – os hormônios que controlam o desenvolvimento e a manutenção das características femininas.

Por causa de todos os produtos químicos em seu ambiente que imitam estrogênio, você provavelmente já ouviu falar da preocupação com o domínio do estrogênio como um problema crescente.

Progesterona

A palavra “progesterona” pode ser cortado em “pro gestação” porque é um importante fator no desenvolvimento fetal. Com progesterona insuficiente, um óvulo fertilizado não se implantará e, se a implantação for bem-sucedida, as mulheres não poderão sustentar uma gravidez sem progesterona suficiente.

A progesterona se opõe ao estrogênio – o que significa que bloqueia os efeitos do estrogênio, o que ajuda a regular o quanto de influência o estrogênio tem em seu corpo. A progesterona flutuante leva a períodos menstruais irregulares, TPM, sintomas da menopausa e até câncer.

Se você acha que seus níveis de progesterona podem estar errados, a única maneira de saber com certeza é fazer exames de sangue.

Testosterona

A testosterona não é apenas alimento para os amantes da musculação – ela desempenha um papel proeminente na maneira como você se sente ao longo da vida, especialmente à medida que envelhece.

Os homens produzem testosterona nos testículos, as mulheres produzem uma quantidade menor nos ovários e ambos os sexos produzem uma pequena quantidade de testosterona nas glândulas supra-renais. A testosterona é um hormônio esteróide que controla coisas como:

  • Desenvolvimento de órgãos sexuais masculinos
  • Timbre da voz
  • Produção de espermatozoides
  • Pele e cabelo
  • Saúde do coração
  • Densidade óssea
  • Armazenamento de gordura
  • Humor

Em homens e mulheres, a produção de testosterona diminui com a idade. Na maior parte do tempo, a baixa testosterona não é abordada porque os sintomas iniciais são aqueles associados ao envelhecimento normal – diminuição do apetite sexual, ganho de peso, músculos mais fracos, etc. Você faria um desserviço para pensar dessa maneira. Suplementar com reposição de testosterona pode beneficiar seu coração, ossos, humor e muito mais.

Mas atenção, tomar esteroides para aumentar não é a mesma coisa que tomar os níveis de reposição de testosterona.

Hormônios do estresse

Cortisol

Suas glândulas supra-renais (pequenas glândulas que ficam em cima dos rins) produzem cortisol quando você acorda de manhã, quando se exercita e quando está sob estresse.

O cortisol tem uma ampla gama de funções em seu corpo, incluindo:

  • Regular o açúcar no sangue
  • Influenciar a aprendizagem e a memória
  • Controlar o balanço eletrolítico
  • Responder à necessidade de energia e regulação do metabolismo

Quando você tem a quantidade certa, esses processos funcionam bem. O estresse crônico, seja do estresse emocional de que você tem conhecimento, seja do estresse de baixo nível de exposições tóxicas ou de ingerir alimentos que você não tolera, faz com que suas glândulas supra-renais se esgotem e produzam muito cortisol. Depois de um tempo, suas glândulas supra-renais podem falhar e você acaba tendo flutuações de cortisol que significam problemas para o seu corpo.

Os médicos convencionais geralmente não reconhecem ou diagnosticam fadiga adrenal ou esgotamento adrenal.

Sintomas comuns de fadiga adrenal que os pacientes se queixam de – exaustão, fadiga e confusão cerebral, falta de motivação, desejos severos de açúcar, etc. – podem ser atribuídos ou causados ​​por outras doenças. Se os testes sanguíneos mostrarem que os níveis hormonais estão dentro da normalidade, ou seja, falha (doença de Addison) ou superprodução (doença de Cushing), é pouco provável que os médicos convencionais diagnostiquem alguém com insuficiência da homeostase supra renal”, diz a médica cientista e autor de best-sellers do New York Times. “Brain Body Diet” Dr. Sara Gottfried, MD.

Demasiada quantidade de cortisol pode causar problemas como transtornos de humor, incluindo depressão, baixo desejo sexual, ganho de peso, flutuações de açúcar no sangue, ciclos menstruais irregulares e muito mais. Quando o cortisol é muito baixo, você pode sentir fadiga, perda de peso, fraqueza e baixa motivação.

Reajustar seu nível de cortisol e curar seu sistema de controle geralmente requer uma dieta considerável e intervenções no estilo de vida. Os médicos não estão preparados para oferecer conselhos desse tipo. Eles detestam diagnosticar um problema de saúde quando não têm uma solução para dar aos pacientes. É aí que nós, como pioneiros, temos a oportunidade de intervir e fornecer a base de pesquisa clínica e evidências para propor uma alternativa”, diz Gottfried.

Se você está se perguntando como estão suas glândulas supra-renais, leia este artigo sobre fadiga adrenal e converse com seu médico sobre o teste.

O Dr. Gottfried recomenda que você faça um teste DUTCH para obter uma visão mais abrangente de como suas glândulas supra-renais estão se saindo. “Ele fornece o nível de cortisol ao longo do dia, em quatro pontos (geralmente ao despertar, antes do almoço e jantar, e antes de dormir). A urina seca também fornece cortisol livre e metabolizado, que eu considero clinicamente útil, especialmente em pacientes com cortisol sérico normal. Eu posso medir a resposta do despertar do cortisol na urina seca, que eu uso clinicamente para pacientes com transtornos de humor como depressão”.

Adrenalina

Adrenalina, outro hormônio adrenal que você só sente quando está exposto a uma demasiada carga de estresse. Quando você vê um jacaré por perto, quando você está andando por um estacionamento irregular ou quando você tem que fazer uma grande apresentação no trabalho, você sente os efeitos da adrenalina – aumento da frequência cardíaca, respiração mais rápida, hipervigilância. Nos bastidores, você está queimando carboidratos mais rápido.

A adrenalina prepara seus músculos para se envolver e desliga muitas outras funções do corpo para despejar toda a sua energia para que você possa lutar pela sua vida. Uma das funções mais notáveis ​​que diminui a velocidade é a digestão. Algumas pessoas ficam com diarreia quando estão nervosas – isso porque a adrenalina impede a digestão antes que o processo seja concluído.

Você não vai notar tudo que desacelera, como o seu sistema imunológico.. Por isso é tão importante controlar os níveis de stress durante a sua vida.

Se a sua resposta ao estresse se ativar demais, você acabará com um sistema imunológico comprometido, problemas digestivos, distúrbios de humor, confusão cerebral e muito mais.

Se você está estressado, tome medidas para manter seu estresse sob controle agora mesmo.

Ler este artigo é um começo, mas o mundo dos hormônios é vasto e complexo. Mesmo os especialistas mais bem treinados não sabem tudo o que há sobre hormônios e como eles funcionam juntos.

Controlar e cuidar seus hormônios é um processo vitalício. Comer alimentos que o alimentam em um nível celular, manter seus níveis de estresse sob controle, diminuir sua inflamação e ficar do lado de fora (exposto ao sol) e se movendo todos os dias equilibrará seu corpo melhor do que você esperaria.

Esse é o motivo de existirmos, nossa missão é ajudar as pessoas a expandirem os seus níveis de consciência para perceberem que existe uma vida melhor disponível para todos e que as mudanças que precisamos fazer para poder ter acesso a ela são mais fáceis do que imaginamos.

Uma delas é iniciar o seu dia com um ritual matinal e trocar o seu desjejum atual por uma dose do SuperCoffee.

Você pode precisar chamar os profissionais dependendo da sua situação, mas essas quatro coisas terão um efeito notável sobre como você se sente, em grande parte devido aos seus hormônios se aproximando do equilíbrio.

Referências

  1. https://www.sciencedirect.com/science/articl…
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PM…
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PM…
  4. http://physrev.physiology.org/content/85/4/1…
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18469245?…
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30968140
Bruno Lima

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