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O universo da alta performance é vasto. Nele, é possível discutir alimentação, suplementação, práticas, rituais e também, os exercícios. Uma vida em alta performance significa também fazer os exercícios corretos e que colaboram para isso. Aqui estão alguns deles!

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Já falamos no blog sobre diversos componentes que se relacionam com a alta performance, como meditação, alimentação e rituais. Todavia, é impossível imergir neste mundo sem trazer quais exercícios também contribuem para um máximo estado de funcionalidade, felicidade e otimização do corpo.

De nada adianta se alimentar da melhor maneira e realizar diferentes práticas se os exercícios que você faz regularmente não são efetivos para preencher um dos pilares que envolve todo o seu ser. A ideia aqui não é discutir, por exemplo, se crossfit faz bem ou não para o corpo, muito menos se é melhor fazer yoga ou musculação. A intenção é expor diferentes exercícios que, além de se complementarem, colaboram para otimizar seu corpo como um só, tornando ele mais flexível, forte, resistente, entre outras características positivas.

Uma vez que esses sejam expostos, serão evidenciados seus benefícios – comprovados cientificamente – para que assim você decida qual melhor encaixa na sua rotina e está de acordo com o objetivo que você deseja atingir. Independente de qual seja, é bem provável que exista algum lugar para a realização dele perto da sua casa ou trabalho.

E claro, não podemos falar de exercício e alta performance, sem citar o melhor pré-treino já criado pelo homem para a realização de atividades que exigem do seu corpo. Para saber mais sobre ele, basta clicar aqui.

Então, prepare-se para se tornar uma máquina humana com os seguintes exercícios abaixo.

Remo

topless man using rowing machine

O remo é um tipo de exercício relativamente novo no Brasil, mas já se mostra como uma tendência para quem busca alta performance, emagrecimento e otimização corporal. Diversos especialistas da área apontam que o remo na máquina é capaz de queimar  aproximadamente 10 a 15% mais calorias do que em corrida ou bicicleta.

Pareceu interessante para você? Então confira mais alguns do benefícios que o remo na máquina pode te fornecer:

  1. O remo é um exercício aeróbico eficaz. Seus benefícios cardiovasculares mantêm o coração e os pulmões saudáveis.
  2. Você realiza um treino total do corpo com o remo. Ele ativa todos os principais grupos musculares. É um dos poucos exercícios que trabalha tanto a parte superior quanto inferior.
  3. Tem baixíssimo risco de lesão

Então, para que você se torne excelente no remo, não deixe de assistir esse vídeo que mostra erros comuns e qual a melhor forma de você praticar esta atividade:

 

Yoga

woman with palms together

Derivado da palavra sânscrita “yuji”, que significa união, o yoga é uma prática antiga que une corpo e mente. Incorpora exercícios de respiração, meditação e poses projetados para incentivar o relaxamento e reduzir o estresse.

Sua prática fornece inúmeros benefícios para a saúde mental e física cientificamente comprovados e aqui estão alguns deles:

  1. Diminuição significativa do estresse e ansiedade
  2. Reduz inflamação no corpo
  3. Melhora a saúde do coração
  4. Aumenta a qualidade do sono
  5. Potencializa a flexibilidade e o equilíbrio

Esse é outro exercício que, apesar de muitos acharem estranho ou longe de sua realidade, nada mais é do que fortalecimento muscular através de posições que promovem o alongamento enquanto você foca na respiração. Simples, não é? Procure por exercícios de yoga e faça hoje mesmo na sua casa.

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Caso não queira fazer em lugares especializados e presenciais, recomendamos fortemente um site chamado YogIN App, uma plataforma com aulas ao vivo e online para você praticar a arte da yoga de sua casa, sem necessidade de locomoção.

Treino Funcional

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O treinamento funcional pode parecer modismo, mas acredite, tem muita ciência por trás e ele não está apenas “de passagem”.

Usando exercícios que mudam o foco na aptidão para um treino muito mais prático e de corpo inteiro, o treinamento funcional exercita os músculos de uma forma semelhante à maneira como seu corpo seria usado na vida cotidiana. É o tipo de treinamento que prepara o corpo para várias formas de atividade diária e, assim, mantém a força e a resistência do corpo que podem ser aplicadas em todas as áreas.

Podem envolver nesse treinamento movimentos só com o corpo – abdominais, flexões, agachamentos – lutas, tiros, movimentos com coordenação, corda, kettlebell, entre outros.

Com ênfase na força, na respiração e na flexibilidade, os benefícios do treinamento funcional diferem de outros exercícios, devido à maneira como ele atinge seu corpo. Aqui estão seus principais benefícios:

  1. Pouco impacto nas articulações
  2. Melhora a flexibilidade e coordenação
  3. Condiciona o equilíbrio e a postura
  4. Melhora a memória muscular

É comum a presença desse tipo de treino em academias padrões, mas busque sempre o melhor, como por exemplo, o Mahamudra que combina yoga, funcional, luta e um pouco de crossfit.

Pilates

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Desde o início do século 20, quando Joseph Pilates criou este tipo de condicionamento físico, o pilates tornou-se uma atividade popular entre os apaixonados por atividades físicas de todas as idades.

Hoje, mais de 12 milhões de pessoas praticam pilates, o que é feito principalmente com uma bola de estabilidade, um reformador ou com o próprio peso corporal. Descrito como uma arte de movimentos controlados, o pilates oferece vários benefícios físicos e mentais quando praticado regularmente como uma rotina de exercícios. Aqui estão alguns deles:

  1. Melhora flexibilidade e postura
  2. Aumenta fluxo de respiração
  3. Reforça articulações móveis
  4. Melhora o condicionamento aeróbico

Conclusão

É importante frisar também que, caso você já pratique algum outro exercício físico – como esportes de quadra, musculação ou crossfit – ele, provavelmente, vai combinar muito bem com os listados acima, que por sua vez, lhe darão mais equilíbrio, força e flexibilidade. Consequentemente, melhorando também sua performance nos exercícios que você já pratica.

Agora, para imergir num mundo da alta performance e melhorar ainda mais seus resultados no treino, clique aqui e tenha acesso a conteúdos que te ajudarão nisso.

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